Eficiência e eficácia
Os motores eléctricos tecnologicamente obsoletos conduzem a um aumento do consumo de energia. Em 1998, foi celebrado um acordo voluntário entre o comitê setorial europeu para os acionamentos eléctricos CEMEP e a Comissão Europeia. Este acordo, atualmente obsoleto, definia três classes de eficiência:
- EFF3=motores com baixo rendimento
- EFF2=motores com eficiência melhorada
- EFF1=motores com eficiência aumentada
Classes de eficiência dos motores eléctricos
Em 2009, foi introduzida uma nova normalização globalmente aplicável para classes de eficiência (EN 60034-30:2009). Atualmente, aplicam-se as seguintes classes de eficiência para motores assíncronos trifásicos de baixa tensão na gama de potências de 0,75 kW a 375 kW:
- IE1=Eficiência padrão (comparável a EFF2)
- IE2=Alta eficiência (comparável a EFF1)
- IE3=Eficiência Premium
- IE4=Super Premium (> 97 % realizado)
- IE5=Ultra Premium
Desde 16 de junho de 2011, os motores não regulamentados (0,75-375 kW) só podem ser colocados no mercado a partir da classe de desempenho IE2. A percentagem de motores de elevada eficiência deve ser aumentada constantemente.
Eficiência atual
A partir de 1 de julho de 2021, os motores assíncronos trifásicos não controlados (0,75-375 kW) só podem ser colocados no mercado a partir da classe de potência IE3.
A partir de 1 de julho de 2023, os motores assíncronos trifásicos não controlados (75 kW-200 kW) só podem ser colocados no mercado a partir da classe de potência IE4.
SEO=eficiência e eficácia. Motores trifásicos de elevado rendimento