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Eficiência e eficácia

Os motores eléctricos tecnologicamente obsoletos conduzem a um aumento do consumo de energia. Em 1998, foi celebrado um acordo voluntário entre o comitê setorial europeu para os acionamentos eléctricos CEMEP e a Comissão Europeia. Este acordo, atualmente obsoleto, definia três classes de eficiência:

  • EFF3=motores com baixo rendimento
  • EFF2=motores com eficiência melhorada
  • EFF1=motores com eficiência aumentada

Classes de eficiência dos motores eléctricos

Em 2009, foi introduzida uma nova normalização globalmente aplicável para classes de eficiência (EN 60034-30:2009). Atualmente, aplicam-se as seguintes classes de eficiência para motores assíncronos trifásicos de baixa tensão na gama de potências de 0,75 kW a 375 kW:

  • IE1=Eficiência padrão (comparável a EFF2)
  • IE2=Alta eficiência (comparável a EFF1)
  • IE3=Eficiência Premium
  • IE4=Super Premium (> 97 % realizado)
  • IE5=Ultra Premium

Desde 16 de junho de 2011, os motores não regulamentados (0,75-375 kW) só podem ser colocados no mercado a partir da classe de desempenho IE2. A percentagem de motores de elevada eficiência deve ser aumentada constantemente.

Eficiência atual

A partir de 1 de julho de 2021, os motores assíncronos trifásicos não controlados (0,75-375 kW) só podem ser colocados no mercado a partir da classe de potência IE3.
A partir de 1 de julho de 2023, os motores assíncronos trifásicos não controlados (75 kW-200 kW) só podem ser colocados no mercado a partir da classe de potência IE4.

SEO=eficiência e eficácia. Motores trifásicos de elevado rendimento