3. Porque é que os motores monofásicos têm dois condensadores?
Trata-se então de um condensador de funcionamento e de um condensador de arranque.
Sobre a função do motor AC
Uma vez que as duas tensões de fase necessárias para gerar um campo rotativo não estão disponíveis com corrente alternada monofásica, deve ser gerada uma fase auxiliar. Um dos dois enrolamentos do estator é alimentado diretamente a partir da rede CA, enquanto um condensador é ligado em série para alimentar o segundo enrolamento, que está disposto a 90 graus em relação a este. Isto causa a mudança de fase da tensão no segundo enrolamento. Embora o campo rotativo gerado desta forma seja suficiente para mover o rotor, é também dependente da carga e resulta num baixo binário de arranque. Por esta razão, os motores de condensadores devem arrancar até à velocidade nominal de funcionamento com o mínimo de carga possível. O binário de arranque pode ser significativamente melhorado se um condensador de arranque adicional, aproximadamente 2-3 vezes o tamanho do existente, for ligado em paralelo durante o arranque. A necessidade de uma corrente de arranque mais elevada, que pode ser várias vezes superior à corrente de funcionamento à velocidade nominal, deve ser tida em conta. Estritamente falando, o tamanho do condensador só pode ser optimizado para um único caso de carga. Com um dimensionamento optimizado do condensador, pode obter-se cerca de 65% da potência mecânica em comparação com um motor assíncrono aproximadamente idêntico com alimentação trifásica. Normalmente são utilizados condensadores de alta qualidade para o condensador de mudança de fase ou de arranque. Os valores típicos de capacitância são aproximadamente 20µF por kW de potência do motor. Com um arranque pesado, o valor da capacitância pode ir até aprox. 50µF/kW.
