Eficiência do motor elétrico
A nova norma EN 60034-30:2009 define as classes de eficiência IE1, IE2, IE3, IE4 e IE5 para motores CA trifásicos de baixa tensão. A norma IEC 60034-2-1:2007 também introduziu novos métodos para medir a eficiência dos motores trifásicos de CA de baixa tensão. Isto leva a uma determinação mais exata das perdas adicionais. Quanto melhor for a classe de eficiência, mais cara será a produção dos motores. No entanto, em relação à vida útil do motor, os custos de aquisição são de somente alguns pontos percentuais sendo amortizados num curto espaço de tempo através dos custos de energia poupados.
Os pontos-chave mais importantes num relance:
- Classes de eficiência normalizadas a nível da UE
- Âmbito de aplicação para motores trifásicos de corrente alternada de baixa tensão de 0,75 a 1000 kW
- motores de 50 Hz e 60 Hz
- velocidades de 2, 4, 6 e 8 pólos
- Modo de funcionamento S1 e S3 >79%
- Designações:
iE1=Eficiência standard
iE2=Eficiência elevada
iE3=Eficiência Premium
iE4=Eficiência Super Premium
IE5=Eficiência Ultra Premium
Eis um extrato dos níveis mínimos legais de eficiência:
- A partir de 1 de junho. 2021, os motores trifásicos de 0,75 kW a 1000 kW devem ter, pelo menos, uma eficiência IE3. Do mesmo modo, os motores eléctricos de 0,12 kW a 0,55 kW devem ser fabricados, pelo menos, com a classe de eficiência IE2.
- A partir de 1 de julho. 2023, será exigida pelo menos a classe de eficiência IE4 para os motores eléctricos nas versões de 2/4/6 pólos de 75 kW a 200 kW. Do mesmo modo, a partir deste período, os motores monofásicos de 0,12 kW terão de ter, pelo menos, a classe de eficiência IE2.
Novo regulamento
Aqui está o link correspondente ao regulamento (UE) 1781 de 1 de outubro de 2019.
Calcule as poupanças:
Pode calcular o potencial de poupança dos novos motores com a nossa calculadora de poupança de energia.
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